Relatório
Clima e inclusão da comunidade LGBTIQ+ no Iscte
Adriana Pimenta (Pimenta, A.); Jaime Moura (Moura, J.); Raquel António (António, R.); Carla Moleiro (Moleiro, C.);
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
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Abstract/Resumo
As pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans*, Intersexo e Queer (LGBTQI+) encontram diversos desafios no seu quotidiano que resultam da discriminação e preconceito presentes nas sociedades contemporâneas. Apesar dos avanços legislativos que tiveram lugar em Portugal nas últimas décadas, esta realidade persiste no nosso país (ver Estudo Nacional sobre as necessidades das pessoas LGBTI e sobre a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais; Saleiro, Ramalho, Menezes & Gato, 2022). Os/as estudantes LGBTQI+ não são excepção, podendo o próprio contexto e clima educativos comportar essas experiências de discriminação - desde microagressões (como a invisibilização ou as experiências de invalidação) a comportamentos hostis e de violência interpessoal (como bullying verbal ou físico). As consequências dessas experiências podem ser diversas, incluindo não só sobre a qualidade de vida, saúde mental e física dos/as estudantes, como também o seu próprio desempenho académico e sentimento de pertença à comunidade académica. Trata-se, por isso, de um problema da comunidade educativa, e não um problema estritamente individual ou interpessoal. Neste domínio, tradicionalmente a investigação tem-se focado na realidade de jovens LGBTIQ+ no contexto educativo no âmbito do ensino básico e secundário e menos se sabe sobre as experiências da população LGBTIQ+ no contexto de ensino superior. O presente relatório vem apresentar o projeto desenvolvido no âmbito da Bolsa de Iniciação à Investigação 2021/2022 do Iscte, da ECSH. A principal contribuição deste projeto foi analisar a experiência de estudantes no Iscte, designadamente relativamente ao clima e inclusão da população LGBTIQ+ através da realização de 2 estudos, um quantitativo e um qualitativo. Os resultados de ambos os estudos demonstraram que a maioria das pessoas que participaram nunca ou raramente ouvem comentários homofóbicos ou transfóbicos no Iscte e a maioria sente- se segura no Iscte. Mais ainda, a maioria das pessoas participantes revelou sofrer de microagressões raramente ou muito raramente. Apesar disso, estudantes LGBTIQ+ percepcionam o ambiente no Iscte como mais negativo em termos de pertença, segurança e acolhimento em comparação com estudantes não LGBTIQ+. Ambos os grupos de estudantes mostram desconhecimento generalizado sobre ações e recursos institucionais dirigidos a estudantes LGBTIQ+. Recomendamos alterações na construção e manutenção de medidas institucionais de inclusão LGBTIQ+ e sugerimos direções futuras para esta temática de estudo.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Tipo de Relatório
Relatório final de projecto nacional
Palavras-chave
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.