Ciência_Iscte
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Publication Detailed Description
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
As pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans*, Intersexo e Queer (LGBTQI+) encontram diversos desafios no seu quotidiano que resultam da discriminação e preconceito presentes nas sociedades contemporâneas. Apesar dos avanços legislativos que tiveram lugar em Portugal nas últimas décadas, esta realidade persiste no nosso país (ver Estudo Nacional sobre as necessidades das pessoas LGBTI e sobre a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais; Saleiro, Ramalho, Menezes & Gato, 2022).
Os/as estudantes LGBTQI+ não são excepção, podendo o próprio contexto e clima educativos comportar essas experiências de discriminação - desde microagressões (como a invisibilização ou as experiências de invalidação) a comportamentos hostis e de violência interpessoal (como bullying verbal ou físico). As consequências dessas experiências podem ser diversas, incluindo não só sobre a qualidade de vida, saúde mental e física dos/as estudantes, como também o seu próprio desempenho académico e sentimento de pertença à comunidade académica. Trata-se, por isso, de um problema da comunidade educativa, e não um problema estritamente individual ou interpessoal.
Neste domínio, tradicionalmente a investigação tem-se focado na realidade de jovens LGBTIQ+ no contexto educativo no âmbito do ensino básico e secundário e menos se sabe sobre as experiências da população LGBTIQ+ no contexto de ensino superior. O presente relatório vem apresentar o projeto desenvolvido no âmbito da Bolsa de Iniciação à Investigação 2021/2022 do Iscte, da ECSH. A principal contribuição deste projeto foi analisar a experiência de estudantes no Iscte, designadamente relativamente ao clima e inclusão da população LGBTIQ+ através da realização de 2 estudos, um quantitativo e um qualitativo.
Os resultados de ambos os estudos demonstraram que a maioria das pessoas que participaram nunca ou raramente ouvem comentários homofóbicos ou transfóbicos no Iscte e a maioria sente- se segura no Iscte. Mais ainda, a maioria das pessoas participantes revelou sofrer de microagressões raramente ou muito raramente. Apesar disso, estudantes LGBTIQ+ percepcionam o ambiente no Iscte como mais negativo em termos de pertença, segurança e acolhimento em comparação com estudantes não LGBTIQ+. Ambos os grupos de estudantes mostram desconhecimento generalizado sobre ações e recursos institucionais dirigidos a estudantes LGBTIQ+. Recomendamos alterações na construção e manutenção de medidas institucionais de inclusão LGBTIQ+ e sugerimos direções futuras para esta temática de estudo.
Acknowledgements
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Report Type
National project final report
Keywords
Fields of Science and Technology Classification
- Psychology - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.
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