Como usam, leem e escrevem os media os alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico? Alguns resultados do projeto COMEDIG.
Event Title
XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
As crianças, cujo quotidiano flui incessantemente entre ecrãs e em ecrãs, desde sempre foram alvo de especial atenção no âmbito das discussões, políticas e iniciativas centradas na necessidade de formar os cidadãos para um uso informado e crítico dos media e dos seus conteúdos. No momento atual, em que as tecnologias digitais estruturam crescentemente os espaços e os tempos que habitamos, nomeadamente os espaços educativos (e.g., [1]), revela-se particularmente importante compreender a relação que as crianças estabelecem com e através dos media, conhecer as competências que têm e aquelas que é fundamental promover, para que desenvolvam uma literacia digital crítica [2], que lhes permita refletir sobre o significado dos media digitais e o seu impacto no modo como veem e sentem o mundo e nas formas de intervir e participar no mesmo. A presente comunicação apresenta os resultados de um estudo que visou conhecer as competências de literacia digital e mediática dos alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico e, assim, contribuir para uma ação educativa fundamentada. Este estudo, desenvolvido no âmbito do projeto COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” (PTDC/CED-EDG/32560/2017), seguiu uma metodologia de natureza quantitativa, com recurso a um questionário preenchido online, por uma amostra de 1092 alunos de escolas públicas e privadas, de diferentes regiões de Portugal. A avaliação das competências de literacia digital e mediática foi operacionalizada mediante questões que incidiram em três dimensões, de acordo com o modelo conceptual elaborado na primeira fase do projeto: competências técnicas e operacionais, competências de leitura crítica e competências de expressão crítica. O estudo contemplou, ainda, a análise da relação entre estas competências e algumas variáveis contextuais, tais como variáveis sociodemográficas e as experiências individuais de uso dos media. Os resultados serão discutidos atendendo às potenciais implicações a derivar para o domínio da educação.
[1] European Commission (2020). Digital Education Action Plan 2021-2027. Resetting education
and training for the digital age. European Union. https://education.ec.europa.eu/sites/default/
files/document-library-docs/deap-communication-sept2020_en.pdf
[2] David Buckingham (2013). Making sense of the ‘Digital Generation’: Growing up with digital. Media, Self & Society, 40(3), 7-15, https://doi.org/10.1080/03060497.2013.11084274
Acknowledgements
The COMEDIG project (PTDC/CED-EDG/32560/2017) is developed with support of FEDER funds through the COMPETE 2020, Portugal 2020 and European Union Program, and of National Funds (PIDDAC) through the Portuguese Foundation for Science and Technology.
Keywords
Media digitais,literacia digital e mediática,avaliação de competências,alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.