Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Como usam, leem e escrevem os media os alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico? Alguns resultados do projeto COMEDIG.
Título Evento
XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
As crianças, cujo quotidiano flui incessantemente entre ecrãs e em ecrãs, desde sempre foram alvo de especial atenção no âmbito das discussões, políticas e iniciativas centradas na necessidade de formar os cidadãos para um uso informado e crítico dos media e dos seus conteúdos. No momento atual, em que as tecnologias digitais estruturam crescentemente os espaços e os tempos que habitamos, nomeadamente os espaços educativos (e.g., [1]), revela-se particularmente importante compreender a relação que as crianças estabelecem com e através dos media, conhecer as competências que têm e aquelas que é fundamental promover, para que desenvolvam uma literacia digital crítica [2], que lhes permita refletir sobre o significado dos media digitais e o seu impacto no modo como veem e sentem o mundo e nas formas de intervir e participar no mesmo. A presente comunicação apresenta os resultados de um estudo que visou conhecer as competências de literacia digital e mediática dos alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico e, assim, contribuir para uma ação educativa fundamentada. Este estudo, desenvolvido no âmbito do projeto COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” (PTDC/CED-EDG/32560/2017), seguiu uma metodologia de natureza quantitativa, com recurso a um questionário preenchido online, por uma amostra de 1092 alunos de escolas públicas e privadas, de diferentes regiões de Portugal. A avaliação das competências de literacia digital e mediática foi operacionalizada mediante questões que incidiram em três dimensões, de acordo com o modelo conceptual elaborado na primeira fase do projeto: competências técnicas e operacionais, competências de leitura crítica e competências de expressão crítica. O estudo contemplou, ainda, a análise da relação entre estas competências e algumas variáveis contextuais, tais como variáveis sociodemográficas e as experiências individuais de uso dos media. Os resultados serão discutidos atendendo às potenciais implicações a derivar para o domínio da educação.
[1] European Commission (2020). Digital Education Action Plan 2021-2027. Resetting education
and training for the digital age. European Union. https://education.ec.europa.eu/sites/default/
files/document-library-docs/deap-communication-sept2020_en.pdf
[2] David Buckingham (2013). Making sense of the ‘Digital Generation’: Growing up with digital. Media, Self & Society, 40(3), 7-15, https://doi.org/10.1080/03060497.2013.11084274
Agradecimentos/Acknowledgements
The COMEDIG project (PTDC/CED-EDG/32560/2017) is developed with support of FEDER funds through the COMPETE 2020, Portugal 2020 and European Union Program, and of National Funds (PIDDAC) through the Portuguese Foundation for Science and Technology.
Palavras-chave
Media digitais,literacia digital e mediática,avaliação de competências,alunos do 1º e do 2º ciclos do ensino básico
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.