Scientific journal paper
Competências digitais do gestor escolar: Uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios
Soraia Carolino (Carolino, S. G.); Luís Capucha (Capucha, L. M.); Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Vasconcelos, F. H. L.); Claudemir Cosme da Silva (Silva, C. C. da.);
Journal Title
Revista EduSer
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-08-22 19:21)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(Spanish/Castilian) Competencias digitales del gestor escolar: Una discusión sobre relevancia, prácticas y desafíos

(English) Digital skills of the school manager: A discussion about relevance, practices, and challenges

Abstract
Os novos modelos educacionais exigem profissionais que interajam com a tecnologia digital, não apenas com familiaridade, mas com capacidade de aplicação estratégica e proativa destes recursos. A realidade exige uma redefinição constante de práticas educativas e as competências digitais do Gestor Escolar emergem como fundamentais para a inovação, fomento e eficiência das ações educativas. O objetivo do presente estudo é investigar as definições, contextos profissionais e perspectivas da relação do Gestor Escolar com a tecnologia digital. Partimos da seguinte pergunta: de que forma é que as práticas profissionais dos Gestores Escolares, e os desafios que enfrentam, refletem a necessidade de desenvolvimento das competências digitais? O estudo justifica-se por avançar com a discussão sobre as necessidades profissionais específicas e prática dos Gestores Escolares. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura conduzida pelas etapas de planeamento, condução e descrição do estudo. Foram utilizadas bases de dados, nacionais e internacionais, Scopes, B-on e Repositório Capes para a busca de estudos correlatos ao tema. Em suma, todos os estudos analisados ratificaram a necessidade e relevância das Competências Digitais do Gestor Escolar na atual conjuntura educacional, no entanto, uma lacuna conceitual significativa é identificada, pois os textos não uma vez que os textos não detalham quais ações específicas compõem esse conjunto de competências. Adicionalmente, o estudo identificou necessidades e desafios particulares relacionados à aquisição e aplicação destas competências, como a falta de modelos pedagógicos nacionais fundamentados em práticas digitais. Foi apontada ainda a carência de políticas públicas de investimento em estrutura e formação para uma gestão escolar inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas.
Acknowledgements
Ao Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE À Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF
Keywords
Educação,Competências digitais,Gestor escolar
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Political Science - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.