Competências infocomunicacionais: a evolução de um conceito no meio de uma revolução digital
Event Title
XII Congresso Português de Sociologia - Sociedades polarizadas? Desafios para a Sociologia
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Num mundo em permanente mudança, os efeitos da globalização e do sinal digital são uma evidência que é impossível ignorar. A evolução das tecnologias digitais e da própria sociedade dita novas exigências para cada um de nós. Para se estar devidamente integrado, de forma informada, na sociedade, não basta desenvolver competências de processamento de informação nas suas vertentes de leitura, escrita e cálculo (literacia). Ler e escrever obrigam, hoje, a competências acrescidas, que tanto derivam da rapidez, dispersão, interconexão e volatilidade da informação própria dos ambientes digitais, como da necessidade simultânea de uma literacia básica e fundacional.
O desenvolvimento de literacia e de competências várias será assim mais uma vertente a associar a qualquer cidadão e cidadã deste século. Assumir a primazia de uma qualquer competência de forma isolada, como parece que tem vindo a acontecer com as competências digitais, poderá levar-nos a ficar prisioneiros de uma visão instrumental da tecnologia e do digital, potenciadora de novas formas de analfabetismo funcional. Isto porque a ilusória sensação de um certo domínio dos meios digitais não é garantia de que se consegue procurar, perceber e trocar informações, assim como comunicar com outras pessoas, de forma eficiente. Importa pois aprofundar o domínio das competências em informação e comunicação (também em ambientes digitais).
Num meio em que ainda não há consenso acerca do que é literacia/literacias, competências e habilidades e onde a literatura é rica em definições e classificações, este trabalho procura enquadrar o conceito de competências infocomunicacionais enquanto encontro entre competências em informação, competências em comunicação e competências para compreender e usar criticamente as tecnologias digitais (Borges, 2018). Através de uma revisão de literatura, procurar-se-á perceber e discutir a evolução de um conceito, as bases teóricas que o sustentam e referenciais para a prática.
Acknowledgements
--
Keywords
competências infocomunicacionais,literacia,ambientes digitais
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Sociology - Social Sciences
- Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
2021.08512.BD | FCT |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.