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Contributos para a compreensão e (re)humanização da infância: Um olhar sobre o idadismo, classismo e pobreza em crianças em idade escolar.
Sofia Guichard (Guichard, S.); Ricardo Borges Rodrigues (Rodrigues, R. B.); Joana Dias Cadima (Cadima, J.);
Event Title
XII Simpósio nacional de investigação em Psicologia 2025
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
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(Last checked: 2025-12-05 01:27)

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Abstract
Em Portugal, as crianças crescem numa sociedade marcada pela pobreza e acentuadas desigualdades económicas e sociais, com consequências negativas para a sua saúde, educação e bem-estar. A resolução destes problemas sociais complexos exige que se considerem as perspetivas das crianças, no contexto de um paradigma que reconhece a importância da autonomia na infância e do combate a perspetivas idadistas e de desumanização da infância. Partindo desta premissa, o simpósio reúne quatro estudos que analisam a forma desumanizada como as crianças são percecionadas, e a forma como as crianças percebem, interpretam e experienciam, elas próprias, a pobreza e a discriminação. A primeira comunicação aborda o processo de desumanização da infância, enquanto categoria social, questionando se a visão adulta obscurece a compreensão do que significa ser-se criança e ser-se humano. A segunda comunicação documenta os resultados de um projeto de combate à pobreza infantil que mobiliza metodologias participativas. A terceira comunicação analisa, numa amostra representativa de crianças e adolescentes, a autocategorização e a discriminação segundo a classe social, e os seus impactos no bem-estar e nas expectativas face ao futuro. A quarta comunicação apresenta os resultados de uma intervenção colaborativa com professores nas perspetivas das crianças sobre as causas e soluções para a pobreza no 4º ano de escolaridade. O simpósio encerra com um comentário integrador que pretende identificar os contributos dos estudos para uma Psicologia Social do Desenvolvimento e da Educação sobre a perceção social da infância e na infância, na construção de sociedades mais justas e inclusivas.
Acknowledgements
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Keywords
crianças,pobreza,avaliação,intervenção,desumanização,preconceito,discriminação
  • Psychology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.