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Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Contributos para a compreensão e (re)humanização da infância: Um olhar sobre o idadismo, classismo e pobreza em crianças em idade escolar.
Título Evento
XII Simpósio nacional de investigação em Psicologia 2025
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Em Portugal, as crianças crescem numa sociedade marcada pela pobreza e acentuadas desigualdades económicas e sociais, com consequências negativas para a sua saúde, educação e bem-estar. A resolução destes problemas sociais complexos exige que se considerem as perspetivas das crianças, no contexto de um paradigma que reconhece a importância da autonomia na infância e do combate a perspetivas idadistas e de desumanização da infância.
Partindo desta premissa, o simpósio reúne quatro estudos que analisam a forma desumanizada como as crianças são percecionadas, e a forma como as crianças percebem, interpretam e experienciam, elas próprias, a pobreza e a discriminação. A primeira comunicação aborda o processo de desumanização da infância, enquanto categoria social, questionando se a visão adulta obscurece a compreensão do que significa ser-se criança e ser-se humano. A segunda comunicação documenta os resultados de um projeto de combate à pobreza infantil que mobiliza metodologias participativas. A terceira comunicação analisa, numa amostra representativa de crianças e adolescentes, a autocategorização e a discriminação segundo a classe social, e os seus impactos no bem-estar e nas expectativas face ao futuro. A quarta comunicação apresenta os resultados de uma intervenção colaborativa com professores nas perspetivas das crianças sobre as causas e soluções para a pobreza no 4º ano de escolaridade.
O simpósio encerra com um comentário integrador que pretende identificar os contributos dos estudos para uma Psicologia Social do Desenvolvimento e da Educação sobre a perceção social da infância e na infância, na construção de sociedades mais justas e inclusivas.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
crianças,pobreza,avaliação,intervenção,desumanização,preconceito,discriminação
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.
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