Talk
Conversas Inclusivas com Ciência: uma experiência de formação em fontes de informação estatística e realização de World Café sobre Saúde Menstrual e Ambiente com alunos do secundário
Violeta Alarcão (Alarcão, V.); Sónia Pintassilgo (Pintassilgo, S.);
Event Title
Sociedades Polarizadas? Desafios à Sociologia. XII Congresso Português de Sociologia
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
A presente comunicação visa apresentar e discutir a experiência de implementação de uma sessão de formação sobre fontes de informação estatística e sensibilização para a Saúde Menstrual e Ambiente com alunos e alunas do Ensino Secundário de duas escolas públicas do concelho de Lisboa. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia organizada pelo CIES-Iscte, tendo como finalidade colocar a população estudantil do Ensino Secundário em contacto com métodos e técnicas de investigação diferenciados em ciências sociais com vista a um despertar para a atividade científica. A sessão proposta apresentava três objetivos fundamentais a partir da abordagem temática sobre Menstruação e Impactos Sociais e Ambientais: identificar e distinguir fontes de informação estatística oficial e não oficial sobre o tema; selecionar indicadores estatísticos para medir os fenómenos sociais em análise; propor novos indicadores para a medição dos fenómenos, a partir da metodologia ativa de aprendizagem do World Café. A atividade, com duração de 90 minutos, iniciou-se por uma breve apresentação dos participantes, seguida de uma breve exposição dos temas em discussão (saúde menstrual, informação estatística, e abordagem World Café), finalizando com conversas em grupo, orientadas para temas pré-definidos e incluindo uma discussão geral das ideias discutidas. Foram definidas as seguintes questões para gerar e facilitar a discussão e o desenvolvimento de trabalho colaborativo no seio de cada grupo e entre grupos: 1) Quais os conhecimentos e experiências da população residente em Portugal acerca da menarca e da menopausa? 2) Quais os conhecimentos, usos e perceções da população residente em Portugal sobre produtos de higiene menstrual? 3) Quais os impactos individuais e sociais da menstruação na população residente em Portugal? 4) Quais os conhecimentos, usos e perceções de produtos de higiene menstrual sustentáveis ou eco-friendly da população residente em Portugal? Com base nos contributos recolhidos e na avaliação da sessão por parte dos alunos envolvidos (n=26), procuraremos incidir a nossa reflexão em torno de dois eixos interligados entre si: o eixo da investigação, concretamente a importância de realizar uma ciência inclusiva e de dar voz a diferentes grupos de cidadãos no processo de produção de conhecimento para melhor conhecermos e agirmos nas sociedades polarizadas em que vivemos; e o eixo da formação, neste caso o uso de metodologias ativas na dinâmica do processo pedagógico para uma educação inovadora, positiva e potencialmente transformadora. O World Café, além de viabilizar o envolvimento de diferentes partes interessadas nos vários momentos de uma investigação, possibilita ainda uma aprendizagem entre pares, através da participação em conversas estruturadas em torno de problemáticas complexas, atuais e de interesse público, realizadas num ambiente informal.
Acknowledgements
Às alunas e alunos participantes do World Café pela forma ativa e dedicada com que partilharam o seu conhecimento e experiências, às/aos professoras/es das escolas que viabilizaram a realização das sessões, e à equipa do CIES-Iscte pelo apoio e suporte.
Keywords
World Café,Construção de indicadores,Pobreza menstrual,Ciência cidadã
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.