Book chapter
Coursera@Iscte 2021/22 - uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial
Henrique O'Neill (O'Neill, Henrique); Daniela Langaro (Langaro, D.); Fernando Brito e Abreu (Brito e Abreu, F.); Filomena Almeida (Almeida, F.); José Farinha (Farinha, J.); Luisa Domingues (Domingues, L.); Vitor Basto-Fernandes (Vitor Basto-Fernandes); et al.
Book Title
Exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-13 13:04)

View record in Google Scholar

Abstract
Este capítulo descreve um projeto-piloto que decorreu durante o 1º semestre de 2021/22 onde foram utilizados cursos online disponibilizados pela plataforma Coursera em diversas UCs de licenciatura e mestrado da Iscte Business School (IBS) e da Escola de Tecnologia e Arquitetura (ISTA). Participaram nesta experiência 10 docentes e cerca de 500 estudantes. O fundamento concetual e empírico para o estudo é o “blended learning” (Graham, 2023). Para avaliar os resultados alcançados foram realizados inquéritos de opinião aos estudantes e docentes que participaram no projeto. A análise dos dados recolhidos demonstra que a iniciativa foi globalmente bem acolhida, tendo sido reconhecidos os benefícios que resultaram da utilização dos cursos online para a experiência formativa dos estudantes e docentes participantes. Considerando a abrangência dos temas que são abordados pelos inúmeros cursos online que estão disponíveis na plataforma Coursera, bem como a elevada frequência com que surgem novos cursos e são atualizados os já existentes, é de admitir que este tipo de iniciativa poderá facilmente estender-se a outras UCs dos cursos de Licenciatura e Mestrado e envolver todas as Escolas do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Apesar da opinião positiva dos diversos participantes, a consolidação desta iniciativa requer um enquadramento na estratégia do Iscte, que seja fundamentada por uma avaliação dos custos, bem como dos benefícios que poderão resultar de colaboração que o Iscte possa vir a aprofundar com a plataforma Coursera, considerando as oportunidades que se abrem para uma oferta alargada de cursos de formação online que, por exemplo, explore o potencial da comunidade da língua portuguesa.
Acknowledgements
--
Keywords
Coursera,MOOC,blended learning
  • Educational Sciences - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.