Crianças e Jovens Smart2B, para a sustentabilidade energética
Event Title
XII Congresso Português de Sociologia
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Título: Crianças e Jovens Smart2B, para a sustentabilidade energética
As preocupações ambientais estão na ordem do dia e a preocupação dos portugueses com o ambiente atinge valores bastante elevados (Guerra, J. et al, 2015), onde temas ligados à poluição ambiental, alterações climáticas ou à transição energética fazem manchetes diárias na comunicação social, torna-se imperativo tomar medidas na direção certa. Para além de que, em Portugal, deve salientar-se a vulnerabilidade à pobreza energética, que tem fortes implicações no bem-estar e na qualidade de vida das famílias (Horta, A. et al, 2019). É, ainda, importante ressaltar que os edifícios são responsáveis por cerca de 36% das emissões de Co2 para a atmosfera, urge mudar o paradigma, tornando os mesmos, parte ativa da transição para um uso da energia por parte da população mais fácil, limpo e barato, que está relacionada com diversos objetivos do desenvolvimento sustentável. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) com a vontade de inovar, integra um projeto de investigação-ação designado de Smart2B, coordenado pela EDP, com 12 parceiros europeus de 8 países, que ambiciona inovar a capacidade tecnológica dos edifícios atualmente existentes através da instalação de sensores “Internet das Coisas” (Smart Meters & Smart Plugs), que atuam diretamente nos variados aparelhos domésticos. O seu intuito é controlar e monitorizar esses mesmos aparelhos, com o objetivo de melhorar o conforto interno e a eficiência energética dos mesmos e consequentemente dos edifícios na totalidade. O projeto Smart2B segue uma abordagem centrada no residente/end-user, que simplifica o controlo de equipamentos e dispositivos e fornece informações sobre o desempenho energético total. Pretende-se que esta abordagem permita a transição de edifícios passivos para edifícios ativos no caminho para um sistema energético mais “verde”. Assim, sendo especificamente adaptado às necessidades do end-user.
Este projeto na SCML tem igualmente o objetivo de criar um programa de sustentabilidade energética para crianças e jovens, usando para o efeito uma metodologia participativa através do envolvimento de cerca de 78 crianças/adolescentes de 6 casas de acolhimento e cerca de 32 jovens adultos de 3 apartamentos de autonomização, contando com o apoio de cerca de 102 elementos de equipas educativas, desde diretores de estabelecimento a animadores socioculturais. Através da elaboração deste programa de sustentabilidade em co-design, com os residentes e utilizadores dos edifícios pretende-se testar algumas hipóteses:
-Uma dela é das metodologias de envolvimento e participação social no projeto se conseguem uma maior sensibilização para as questões da sustentabilidade energética;
-A segunda é sea associação de várias atividades de lazer relacionadas com a temática da sustentabilidade energética promove a sensibilização, o aumento do conhecimento e interesse pela sustentabilidade energética.
Deste modo, estão previstas atividades sobre o tema da sustentabilidade energética que se espera que tenham um efeito significativo na melhoria ou alteração de conhecimentos, crenças e atitudes. O programa prevê igualmente a aprendizagem sobre o sistema tecnológico “RE:DY” criado pela EDP que irá monitorizar o consumo energético nos edifícios e a utilização da plataforma (App) Smart2B que possibilitará a visualização por parte dos residentes dos seus consumos habituais e de que forma estes podem ser melhorados, o que poderá permitir não só a gestão mais sustentável dos recursos energéticos como também possibilitará promover o seu acompanhamento por parte dos participantes, gerando uma competição saudável entre residentes e das várias casas de acolhimento. A aplicação Smart2B conta também com uma componente de gamificação, através da qual os end-users poderão jogar (Quizzes relacionados aos temas do projeto por exemplo) e ao mesmo tempo divertir-se enquanto contribuem para tornar o ambiente melhor, a transição energética possível e os seus próprios conhecimentos maiores.
Acknowledgements
--
Keywords
Ambiente,sustentabilidade energética,programa ambiental,crianças e jovens
Fields of Science and Technology Classification
- Electrical Engineering, Electronic Engineering, Information Engineering - Engineering and Technology
- Mechanical Engineering - Engineering and Technology
- Materials Engineering - Engineering and Technology
- Environmental Engineering - Engineering and Technology
- Sociology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
101023666 | H2020- EU |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.