Publication in conference proceedings
Cruzamentos e encruzilhadas: a importância de um si para um serviço de psicologia escolar
Pedro M. Oliveira (Oliveira, P.); Abílio Oliveira (Oliveira, A.); António Martins (Martins, A.);
Atas da 15ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2015)
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-12 22:24)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(Portuguese) Os sistemas de Informação da Gestão de Conhecimento, na Educação e na Formação

Abstract
Os desafios que se colocam hoje em dia aos adolescentes são cada vez mais complexos. Desde os variados estímulos externos, às características individuais, muitos são os contributos que vão moldando a sua forma de pensar, aprender e (re)agir. Neste sentido, os contextos em que eles se inserem assumem, progressivamente, mais relevância no seu dia-adia, nomeadamente no que toca ao meio escolar. É neste enquadramento que se destaca a importância de existir um sistema de informação que permita optimizar o trabalho dos psicólogos, e que se traduza numa clara mudança no desempenho organizacional de um serviço de psicologia escolar. Pretendemos assim modelar e propor um SI que permita reportar informação relevante, cruzando dados quantitativos e qualitativos resultantes de diferentes fontes, nomeadamente testes psicotécnicos aplicados num programa de orientação escolar e vocacional. Suportado na qualidade da informação gerada, cada psicólogo poderá desenvolver um acompanhamento personalizado, mais próximo dos interesses do aluno.
Acknowledgements
--
Keywords
Sistema de informação,Serviço de psicologia escolar,Orientação vocacional
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/MULTI/0446/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia