Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Cyberbullying em Portugal durante a pandemia: 2º confinamento
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
A utilização de plataformas digitais está associada a diversos benefícios (e.g., aumento do bem-estar pessoal), mas o cyberbullying é um dos riscos mais comuns associados à mesma. O cyberbullying consiste na utilização da tecnologia para assediar, ameaçar ou vitimizar outra pessoa de forma repetida e intencional. Este tipo de bullying realizado através de meios digitais pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora, para além dos portões das
escolas; possibilita o anonimato do/a agressor(a) e pode gerar diversos efeitos negativos nas vítimas, como ansiedade.
Em 2020, um estudo realizado em Portugal relativo ao 1º período de confinamento obrigatório e de ensino à distância revelou que 61% dos jovens afirmavam ter sido vítimas de cyberbullying e que oito em cada dez foi testemunha deste tipo de comportamento online[1]. Em Portugal, o relatório EU Kids Online 2019, que inquiriu jovens entre os 9 e 17 anos, revelou que o cyberbullying predomina sobre o bullying tradicional (presencial). Mais de um quinto dos que sofre deste tipo de agressão indicou que esta ocorre várias vezes por mês, através de chamadas, mensagens ou por outra via.
Durante o período de confinamento decorrente da pandemia da Covid-19, vários especialistas alertam para o facto de milhões de crianças e jovens terem sido afectadas pelo fecho de escolas, passando a ter aulas e socializar mais online, deixando-as mais vulneráveis e expostas a serem vítimas de cyberbullying.
A principal contribuição deste estudo é analisar a frequência de cyberbullying em jovens portugueses durante o 2º período de confinamento obrigatório decorrente da pandemia do coronavírus, ou seja, entre janeiro e abril de 2021.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório final de projecto nacional
Palavras-chave
bullying,cyberbullying,covid-19,pandemia
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.