Report
CYBERBULLYING EM PORTUGAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Raquel António (António, R.); Rita Guerra (Guerra, R.); Carla Moleiro (Moleiro, C.);
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 7

(Last checked: 2024-05-19 17:22)

View record in Google Scholar

Abstract
A utilização de plataformas digitais está associada a diversos benefícios (e.g., aumento do bem-estar pessoal), mas o cyberbullying é um dos riscos mais comuns associados à mesma. O cyberbullying consiste na utilização da tecnologia para assediar, ameaçar ou vitimizar outra pessoa de forma repetida e intencional. Este tipo de bullying realizado através de meios digitais pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora, para além dos portões das escolas; possibilita o anonimato do/a agressor(a) e pode gerar diversos efeitos negativos nas vítimas, como ansiedade. Em 2017, um estudo realizado pela Unicef [1] revelou que uma em cada três crianças afirmavam ter sido vítimas de cyberbullying e que uma em cada cinco crianças deixou de ir à escola devido ao mesmo. Em Portugal, o relatório EU Kids Online 2019, que inquiriu jovens entre os 9 e 17 anos, revelou que o cyberbullying predomina sobre o bullying cara a cara. Mais de um quinto dos que sofre deste tipo de agressão indicou que esta ocorre várias vezes por mês, através de chamadas, mensagens ou por outra via. Durante o período de confinamento decorrente da pandemia do Covid-19, vários especialistas alertam para o facto de milhões de crianças e jovens terem sido afectadas pelo fecho de escolas, passando a ter aulas e socializar mais online, deixando-as mais vulneráveis e expostas a serem vítimas de cyberbullying. A principal contribuição deste estudo será analisar a frequência de cyberbullying por jovens portugueses durante a pandemia do coronavírus. [1] https://www.unicef.pt/global-pages/_/porfimaviolencia-nas-escolas/
Acknowledgements
--
Report Type
National project final report
Keywords
  • Psychology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.