Relatório
CYBERBULLYING EM PORTUGAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Raquel António (António, R.); Rita Guerra (Guerra, R.); Carla Moleiro (Moleiro, C.);
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 12

(Última verificação: 2024-11-22 10:42)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A utilização de plataformas digitais está associada a diversos benefícios (e.g., aumento do bem-estar pessoal), mas o cyberbullying é um dos riscos mais comuns associados à mesma. O cyberbullying consiste na utilização da tecnologia para assediar, ameaçar ou vitimizar outra pessoa de forma repetida e intencional. Este tipo de bullying realizado através de meios digitais pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora, para além dos portões das escolas; possibilita o anonimato do/a agressor(a) e pode gerar diversos efeitos negativos nas vítimas, como ansiedade. Em 2017, um estudo realizado pela Unicef [1] revelou que uma em cada três crianças afirmavam ter sido vítimas de cyberbullying e que uma em cada cinco crianças deixou de ir à escola devido ao mesmo. Em Portugal, o relatório EU Kids Online 2019, que inquiriu jovens entre os 9 e 17 anos, revelou que o cyberbullying predomina sobre o bullying cara a cara. Mais de um quinto dos que sofre deste tipo de agressão indicou que esta ocorre várias vezes por mês, através de chamadas, mensagens ou por outra via. Durante o período de confinamento decorrente da pandemia do Covid-19, vários especialistas alertam para o facto de milhões de crianças e jovens terem sido afectadas pelo fecho de escolas, passando a ter aulas e socializar mais online, deixando-as mais vulneráveis e expostas a serem vítimas de cyberbullying. A principal contribuição deste estudo será analisar a frequência de cyberbullying por jovens portugueses durante a pandemia do coronavírus. [1] https://www.unicef.pt/global-pages/_/porfimaviolencia-nas-escolas/
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório final de projecto nacional
Palavras-chave
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.