Artigo não publicado nas atas da conferência
DAViD Lab: Inovação na Digitalização e Visualização Avançada de Dados – Missão, e Objetivos
Tomás Alves (Alves, T.); Alexandra Saraiva (Saraiva, A.); Elsa Cardoso (Cardoso, E.); João Pedro Oliveira (Oliveira, J.); Carina Cunha (Cunha, C.); Jorge Rodrigues da Costa (Costa, J. R.);
Título Evento
5ª Jornadas Open Source
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Na era da transformação digital, a crescente necessidade de digitalização, preservação e acessibilidades de acervos históricos e culturais bem como a visualização interativa de dados complexos, exige soluções tecnológicas avançadas que combinem inovação e impacto. Para atender a estas necessidades, o Iscte-IUL apresenta o Laboratório de Digitalização e Visualização Avançada de Dados (DAViD Lab), uma infraestrutura única no contexto nacional e regional. O DAViD Lab permitirá a digitalização multidimensional de arquivos históricos, culturais e científicos de elevado valor patrimonial, promovendo a preservação e acessibilidade de documentos e objetos. Adicionalmente, o DAViD Lab introduzirá abordagens baseadas em inteligência artificial, modelação preditiva, ambientes imersivos e visualização interativa multimodal, com aplicações diretas em setores como a cultura, os transportes, a educação, a saúde, as cidades e os territórios inteligentes e sustentáveis e as indústrias criativas.
Agradecimentos/Acknowledgements
Projeto financiado através da referência LISBOA2030-FEDER-02309500.
Palavras-chave
Digitalização de dados,Processamento de dados,Visualização de dados,Laboratório
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
  • Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática - Engenharia e Tecnologia
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
  • Artes - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
LISBOA2030-FEDER-02309500 CCDR Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.