Publicação em atas de evento científico
Degradação do trabalho e ação coletiva em call center
Paulo Alves (Alves, P. M.);
Atas do XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019. Hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de una civilización de vida
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Peru
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Abstract/Resumo
Os call centers concentram uma importante fatia da força de trabalho a nível mundial, neles se assistindo a uma profunda “degradação real do trabalho virtual” (Antunes e Braga, 2009). E se revelam a continuidade da aplicação dos princípios típicos do regime despótico de Taylor e Ford, assim contrariando as teses do pós-fordismo, também constituem o símbolo do modelo de organização empresarial típico do capitalismo atual, onde a racionalização de custos conduz à prática da subcontratação envolvendo uma precariedade generalizada. As mudanças têm atingido igualmente a dimensão subjetiva dos trabalhadores, passando pela apologia do individualismo e pelo incentivar da competição entre eles. Paralelamente, são implementadas novas práticas hegemónicas de dominação e uma novilíngua surge visando produzir o consentimento da dominação, levando os trabalhadores a cooperar com a reprodução do capital. Nestas condições, que lugar para a ação coletiva? Pretende-se evidenciar que apesar das práticas de dominação implementadas a dificultarem, através da produção do conformismo que conduz à lealdade, e apesar da fuga individual ser a atitude prevalecente, ela é possível. Para que ocorra é necessário que se verifiquem as condições enunciadas por O´Sullivan e Turner (2013). Contudo, essas são condições necessárias, mas não suficientes para a desencadear. Para que suceda é absolutamente indispensável a presença nos locais de trabalho de um sindicato militante que mobilize os trabalhadores. Esta comunicação tem por base um estudo de caso realizado num call center de Lisboa. Foram feitas entrevistas com trabalhadores e militantes sindicais e procedeu-se a análise documental incidindo sobre documentos sindicais e patronais.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Call centers,Precariedade,Ação coletiva,Sindicatos,Portugal
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03127/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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