Capítulo de livro
Dentro ou fora da norma: Estudos normativos no contexto da validação de estímulos
Marília Prada (Prada, M.); David Guedes (Guedes, D.);
Título Livro
Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-24 01:04)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A investigação em Psicologia requer frequentemente a utilização de materiais de diferentes naturezas como imagens, palavras, sons ou vídeos. Por exemplo, um/a investigador/a interessado/a em implementar uma tarefa de decisão lexical saberá que tem de selecionar um conjunto de estímulos verbais que incluem tanto palavras como sequências de letras que se assemelham a palavras (i.e., pseudo-palavras). Obviamente que o/a investigador/a pode fazer o exercício de listar um conjunto de palavras com base em determinados critérios (e.g., número de letras; classe gramatical como substantivos, como “batata”) e depois criar variações dessas palavras (e.g., substituição ou reorganização de algumas letras, como “batala”, para revisão ver Domingos & Garcia-Marques, 2008).
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Estudos normativos,Material/estímulos experimentais,Bases de dados
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.