Artigo em revista científica
Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial
Cecília Aguiar (Aguiar, C.); Ana Rita Moiteiro (Moiteiro, A. R.); Nadine Correia (Correia, N.); Júlia Serpa Pimentel (Pimentel, J. S.);
Título Revista
Análise Psicológica
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 43

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Abstract/Resumo
De carácter quantitativo e experimental, os desenhos de investigação de sujeito único constituem um conjunto de métodos científicos rigorosos, reconhecidos internacionalmente como fonte de evidências empíricas que permitem estabelecer a eficácia de práticas em educação especial. Este trabalho tem como objectivos descrever as principais características e critérios de qualidade deste tipo de desenhos de investigação, discutir a sua utilidade em educação especial e em intervenção precoce na infância e determinar a sua incidência no contexto da investigação nacional nestes domínios. Com base numa pesquisa bibliográfica sistemática nas publicações nacionais nos domínios da educação especial, educação e psicologia e em motores de busca online de carácter científico e generalista, foram identificadas apenas cinco teses de mestrado que recorreram a este tipo de métodos, sugerindo que, apesar do seu potencial, os desenhos de investigação de sujeito único não têm ainda expressão na investigação realizada em Portugal nos domínios da educação especial e da intervenção precoce na infância.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Desenhos de investigação de sujeito único,Educação especial,Intervenção precoce na infância,Portugal
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
RIPD/QRD/109571/2009 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
SFRH/BD/65146/2009 Fundação para a Ciência e a Tecnologia