Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial
Título Revista
Análise Psicológica
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
De carácter quantitativo e experimental, os desenhos de investigação de sujeito único constituem um conjunto de métodos científicos rigorosos, reconhecidos internacionalmente como fonte de evidências empíricas que permitem estabelecer a eficácia de práticas em educação especial. Este trabalho tem como objectivos descrever as principais características e critérios de qualidade deste tipo de desenhos de investigação, discutir a sua utilidade em educação especial e em intervenção precoce na infância e determinar a sua incidência no contexto da investigação nacional nestes domínios. Com base numa pesquisa bibliográfica sistemática nas publicações nacionais nos domínios da educação especial, educação e psicologia e em motores de busca online de carácter científico e generalista, foram identificadas apenas cinco teses de mestrado que recorreram a este tipo de métodos, sugerindo que, apesar do seu potencial, os desenhos de investigação de sujeito único não têm ainda expressão na investigação realizada em Portugal nos domínios da educação especial e da intervenção precoce na infância.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Desenhos de investigação de sujeito único,Educação especial,Intervenção precoce na infância,Portugal
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
| Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
|---|---|
| RIPD/QRD/109571/2009 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
| SFRH/BD/65146/2009 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
English