Outras publicações
Deterrence e Detente: uma breve discussão metodológica
Daniel Rio Tinto (Rio Tinto, D.);
Título Revista/Livro/Outro
Revista Polimnía
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Uma série de autores consagrados relacionam de forma causal o período da Guerra Fria que ficou conhecido como Détente ao estabelecimento do sistema de destruição mútua assegurada por meio da obliteração nuclear. Este artigo pretende discutir a validade metodológica desta análise, verificando a relação entre a teoria da dissuasão nuclear e a prática durante o período da Détente.A linha de argumentação seguida é a de que não há relação de causalidade e que a as armas nucleares atuam no máximo como variável interveniente.
Agradecimentos/Acknowledgements
O autor agradece as valiosas contribuições feitas por Dani K. Nedal (Aberystwyth) e pelos Prof. Carlos Gaspar (IPRI-UNL) e Prof. Dr. Tiago Moreira de Sá (IPRI-UNL).
Palavras-chave
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais
  • História e Arqueologia - Humanidades
Prémios
Prémio Polimnía de Melhor Artigo Publicado em 2011.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.