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Descrição Detalhada da Comunicação
Discursos sobre preservativo em Portugal: uma análise comparativa de campanhas publicitárias entre instituições governamentais, organizações civis e marcas
Título Evento
CAIRO-LISBOA2024 - 30 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento: Os desafios dos direitos e da saúde sexual e reprodutiva em Portugal, nos Países Lusófonos e na América Latina
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
--
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Abstract/Resumo
Este estudo propõe-se a investigar a forma como o preservativo é divulgado em campanhas publicitárias em Portugal, realizando uma comparação imagética e discursiva de diferentes atores envolvidos na comunicação sobre contracepção. A investigação justifica-se pela publicação recente de estudos da Organização Mundial da Saúde que indicam a redução de uso de preservativo entre jovens de 15 anos entre 2014 e 2022. O objetivo é explorar qualitativamente como o discurso institucional, representado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), o discurso de organizações civis, como o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a Associação para o Planeamento da Família (APF), e o discurso das marcas comerciais Durex e Control, se manifestam nas campanhas publicitárias e em outros materiais de divulgação. Assim, foi selecionada a metodologia de Análise de Conteúdo, de forma não-exaustiva, que permite examinar as mensagens veiculadas por esses diferentes agentes, identificando semelhanças, diferenças e possíveis contradições nos discursos. A análise foca-se em três dimensões principais: como
a eficácia é comunicada em relação à contracepção e à transmissão de infecções sexualmente
transmissíveis; a abordagem sobre saúde sexual e reprodutiva, e a representação de questões de género e direitos reprodutivos. O discurso institucional do SNS é analisado para compreender como o governo português promove o uso do preservativo e como aborda a saúde reprodutiva, considerando as políticas públicas e as diretrizes de saúde. Já as organizações civis, como o GAT e a APF, são estudadas para identificar como seus discursos podem complementar, contrastar ou criticar o discurso institucional, especialmente em termos de advocacy e educação para a saúde. Por fim, os discursos publicitários da Durex e da Control são examinados para entender como as marcas utilizam estratégias de marketing para promover seus produtos, destacando aspectos como segurança, conveniência e prazer, e como essas mensagens se alinham ou divergem dos discursos institucionais e civis. Logo, observou-se que, enquanto o discurso institucional tende a ser mais técnico e focado em aspectos de saúde pública, as organizações civis frequentemente adotam uma abordagem mais educativa e centrada em direitos, promovendo a conscientização sobre escolhas informadas e autonomia sexual e reprodutiva. Em contraste, os discursos publicitários da Durex e da Control geralmente enfatizam a conveniência e o prazer associados ao uso de seus produtos, utilizando uma linguagem mais acessível e apelativa para captar a atenção do consumidor. Ao comparar esses diferentes discursos, destaca-se as complexidades
envolvidas na comunicação sobre o preservativo, apontando a múltipla articulação de sujeitos e práticas que circulam em torno deste objeto. O estudo conclui que, embora haja esforços significativos para promover a saúde sexual e reprodutiva de maneira informada e segura, a coexistência de discursos variados é um reflexo das múltiplas dinâmicas em torno deste tema, sublinhando a importância de campanhas coordenadas que considerem as necessidades e contextos específicos da população. Pretende-se contribuir para a compreensão de como a comunicação sobre métodos contraceptivos pode ser aprimorada em Portugal, para oferecer percepções científicas que auxiliem na melhoria de políticas públicas, práticas de organizações civis e estratégias de marketing mais eficazes e responsáveis.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Preservativo,Discursos,Campanhas Publicitárias,Portugal,Análise de Conteúdo.
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
- Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
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UI/BD/151002/2021 | FCT |
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.