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Discursos sobre preservativo em Portugal: uma análise comparativa de campanhas publicitárias entre instituições governamentais, organizações civis e marcas
Joana Vidal Maia (Maia, J. V.); Hadassa Guimarães Oliveira (Hadassa Oliveira); Micaela Cabral (Micaela Cabral);
Event Title
CAIRO-LISBOA2024 - 30 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento: Os desafios dos direitos e da saúde sexual e reprodutiva em Portugal, nos Países Lusófonos e na América Latina
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
--
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Abstract
Este estudo propõe-se a investigar a forma como o preservativo é divulgado em campanhas publicitárias em Portugal, realizando uma comparação imagética e discursiva de diferentes atores envolvidos na comunicação sobre contracepção. A investigação justifica-se pela publicação recente de estudos da Organização Mundial da Saúde que indicam a redução de uso de preservativo entre jovens de 15 anos entre 2014 e 2022. O objetivo é explorar qualitativamente como o discurso institucional, representado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), o discurso de organizações civis, como o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a Associação para o Planeamento da Família (APF), e o discurso das marcas comerciais Durex e Control, se manifestam nas campanhas publicitárias e em outros materiais de divulgação. Assim, foi selecionada a metodologia de Análise de Conteúdo, de forma não-exaustiva, que permite examinar as mensagens veiculadas por esses diferentes agentes, identificando semelhanças, diferenças e possíveis contradições nos discursos. A análise foca-se em três dimensões principais: como a eficácia é comunicada em relação à contracepção e à transmissão de infecções sexualmente transmissíveis; a abordagem sobre saúde sexual e reprodutiva, e a representação de questões de género e direitos reprodutivos. O discurso institucional do SNS é analisado para compreender como o governo português promove o uso do preservativo e como aborda a saúde reprodutiva, considerando as políticas públicas e as diretrizes de saúde. Já as organizações civis, como o GAT e a APF, são estudadas para identificar como seus discursos podem complementar, contrastar ou criticar o discurso institucional, especialmente em termos de advocacy e educação para a saúde. Por fim, os discursos publicitários da Durex e da Control são examinados para entender como as marcas utilizam estratégias de marketing para promover seus produtos, destacando aspectos como segurança, conveniência e prazer, e como essas mensagens se alinham ou divergem dos discursos institucionais e civis. Logo, observou-se que, enquanto o discurso institucional tende a ser mais técnico e focado em aspectos de saúde pública, as organizações civis frequentemente adotam uma abordagem mais educativa e centrada em direitos, promovendo a conscientização sobre escolhas informadas e autonomia sexual e reprodutiva. Em contraste, os discursos publicitários da Durex e da Control geralmente enfatizam a conveniência e o prazer associados ao uso de seus produtos, utilizando uma linguagem mais acessível e apelativa para captar a atenção do consumidor. Ao comparar esses diferentes discursos, destaca-se as complexidades envolvidas na comunicação sobre o preservativo, apontando a múltipla articulação de sujeitos e práticas que circulam em torno deste objeto. O estudo conclui que, embora haja esforços significativos para promover a saúde sexual e reprodutiva de maneira informada e segura, a coexistência de discursos variados é um reflexo das múltiplas dinâmicas em torno deste tema, sublinhando a importância de campanhas coordenadas que considerem as necessidades e contextos específicos da população. Pretende-se contribuir para a compreensão de como a comunicação sobre métodos contraceptivos pode ser aprimorada em Portugal, para oferecer percepções científicas que auxiliem na melhoria de políticas públicas, práticas de organizações civis e estratégias de marketing mais eficazes e responsáveis.
Acknowledgements
--
Keywords
Preservativo,Discursos,Campanhas Publicitárias,Portugal,Análise de Conteúdo.
  • Media and Communications - Social Sciences
  • Anthropology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UI/BD/151002/2021 FCT

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.