Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Diversidade de género na infância e na educação: contributos para uma escola sensível ao (trans)género
Journal Title
Ex aequo
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Este artigo incide sobre a diversidade de género na infância e juventude, pretendendo mapear as difculdades e desvantagens que se colocam a crianças e jovens com identidades e expressões de género diversas no decurso do seu percurso escolar. Para tal, recorreu-se a entrevistas de carácter biográfco a mais de três dezenas de pessoas trans(género) adultas, que relataram as suas experiências de infância e juventude. Corroborando o encontrado em outros estudos, os resultados apontam para um panorama de estranheza, desamparo e mesmo violência em ambiente escolar, que evidenciam a necessidade de implementar medidas especifcamente direcionadas a esta problemática, mas também a sua incorporação nos instrumentos de combate ao sexismo e estereótipos de género.
Acknowledgements
--
Keywords
Diversidade de género na infância,Transgénero,Educação,Políticas educativas
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
SFRH/BPD/108265/2015 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Related Projects
This publication is an output of the following project(s):