Scientific journal paper Q4
Diversidade de género na infância e na educação: contributos para uma escola sensível ao (trans)género
Sandra Palma Saleiro (Saleiro, S. P.);
Journal Title
Ex aequo
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

Times Cited: 22

(Last checked: 2025-12-03 23:02)

View record in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 36

(Last checked: 2025-12-05 10:59)

View record in Google Scholar

Times Cited: 1

(Last checked: 2025-11-12 15:08)

View record in Overton

Abstract
Este artigo incide sobre a diversidade de género na infância e juventude, pretendendo mapear as difculdades e desvantagens que se colocam a crianças e jovens com identidades e expressões de género diversas no decurso do seu percurso escolar. Para tal, recorreu-se a entrevistas de carácter biográfco a mais de três dezenas de pessoas trans(género) adultas, que relataram as suas experiências de infância e juventude. Corroborando o encontrado em outros estudos, os resultados apontam para um panorama de estranheza, desamparo e mesmo violência em ambiente escolar, que evidenciam a necessidade de implementar medidas especifcamente direcionadas a esta problemática, mas também a sua incorporação nos instrumentos de combate ao sexismo e estereótipos de género.
Acknowledgements
--
Keywords
Diversidade de género na infância,Transgénero,Educação,Políticas educativas
  • Sociology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
SFRH/BPD/108265/2015 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia