Artigo em revista científica Q4
“É cada um para o que nasce?”: desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil na infância e soluções percebidas para a pobreza
Leonor Pereira da Costa (Da Costa, L. P.); Ricardo Borges Rodrigues (Rodrigues, R. B.); Sven Waldzus (Waldzus, S.);
Título Revista
Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
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(Inglês) Development of causal attributions of child poverty and perceived solutions to poverty in childhood

Abstract/Resumo
O presente estudo analisa o desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil, o papel do estatuto sócio económico nestas atribuições e as soluções que as crianças identificam para a pobreza. Foram entrevistadas crianças com idades entre os 6 e 12 anos (N = 107), e os resultados mostram a prevalência da externalização das causas da pobreza, nomeadamente através de explicações fatalistas (e.g. sorte) e estruturalistas (e.g. desemprego). Este estudo permite, ainda, verificar que as crianças percecionam dois tipos de soluções para a pobreza, que variam no grau de agência imputado à criança pobre. Análises de mediação mostram que a indicação de soluções que requerem a ação da criança pobre aumenta com a idade através do aumento da perceção de que a pobreza é causada por fatores sociais. Os resultados são discutidos em termos do desenvolvimento sociocognitivo, refletindo sobre as consequências das atribuições causais da pobreza na perpetuação das desigualdades sociais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Crianças,Atribuições causais da pobreza,Pobreza infantil,Soluções para a pobreza
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BD/99553/2014 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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