Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Educação Bilingue (português - caboverdiano): políticas linguísticas e educativas em Portugal
Título Evento
Workshop DE INVESTIGAÇÃO DO CIES-IUL, 2016
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O projecto de educação bilingue «Turma Bilingue (português/caboverdiano)» e o subsequente projecto «Escola Multilingue», realizados em escolas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico no Vale da Amoreira (2008-2013), sob a coordenação do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (actual CELGA/ILTEC), foram pioneiros no ensino público português. Estes projectos incluíram alunos de origem portuguesa e imigrante, propondo o ensino bilingue e multilingue, acompanhados de investigação sobre os efeitos linguísticos, sociolinguísticos e escolares. Pretende-se dar continuidade a esse estudo, retomando o contacto no terreno com os alunos actualmente a frequentar entre o 2º e 3.º ciclo do ensino básico, procurando avaliar o impacto, a nível sociolinguístico e escolar, da educação bilingue e multilingue precoce.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Bilinguismo; Políticas Linguísticas; Educação; Descendentes de imigrantes.
Projetos Relacionados
Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):