Publication in conference proceedings
Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática no Pré-escolar e no 1º Ciclo
Vitor Tomé (Tomé, V.);
Flexibilizar e Inovar o Currículo para mudar e melhorar a escola - Atas do Seminário sobre Currículo, Inovação e Flexibilização, realizado em Braga nos dias 6 e 7 de julho de 2018
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-09-27 07:25)

View record in Google Scholar

Abstract
Este artigo apresenta o projeto “Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática” (2015-2018), focado nas práticas de cidadania digital de crianças dos 3 aos 9 anos, em contextos formais, não-formais e informais. Incluiu a formação acreditada de professores, que desenvolveram atividades de cidadania digital com os seus alunos, envolvendo as famílias e a comunidade. Seguiu o modelo definido por Sefton-Green et al (2016) e, após a caracterização do contexto local, foi estabelecido um plano de intervenção comunitário. Os resultados preliminares mostram que as crianças são utilizadoras frequentes de media em casa, mas não na escola, mas que os docentes conseguiram integrar as atividades que com media e acerca de media nas suas planificações, em articulação com a comunidade, contribuindo para empoderar as crianças ao nível das práticas de cidadania digital.
Acknowledgements
--
Keywords
Educação para a Cidadania Digital,Projeto comunitário,Pré-escolar,1º Ciclo,Formação de professores
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
SFRH/BPD/77874/2011 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.