Artigo em revista científica Q2
Emergência e institucionalização da sexologia em Portugal: processos, atores e especificidades
Violeta Alarcão (Alarcão, V.); Fernando Luís Machado (Machado, F. L.); Alain Giami (Giami, A.);
Título Revista
Cadernos de Saúde Pública
Ano
2016
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2020-10-19 11:47)

Ver o registo na Web of Science®


: 0.2
Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2020-10-19 19:15)

Ver o registo na Scopus

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Emergencia e institucionalización de la sexología en Portugal: procesos, actores y especificidades

(Inglês) The emergence and institutionalization of sexology in Portugal: processes, actors, and specificities

Abstract/Resumo
Com base na teoria dos campos de Bourdieu, este artigo analisa a emergência e a institucionalização da sexologia enquanto ciência e profissão em Portugal, identificando instituições, atores e práticas profissionais, e discutindo as suas relações e especificidades. Começa por contextualizar o surgimento da sexologia moderna ocidental para uma compreensão do caso português no contexto sexológico internacional. Numa segunda parte, descreve os fatores de natureza social, cultural e institucional que têm impulsionado a profissionalização da sexologia. Na terceira, descreve a emergência da sexologia portuguesa e os seus principais marcos históricos, instituições e atores em jogo. Por fim, discute algumas implicações desse processo para o papel da sexologia como ciência e profissão. Esta pesquisa revela as dinâmicas entre processos nacionais e internacionais no campo, na transição de uma perspectiva holística da sexologia para a hegemonia da medicina sexual, e clarifica os seus mecanismos de legitimação como ciência transdisciplinar da sexualidade, sugerindo perspectivas futuras.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sexologia,Domínios científicos,Saúde sexual e reprodutiva,Serviços de saúde reprodutiva
  • Medicina Clínica - Ciências Médicas
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Outras Ciências Médicas - Ciências Médicas
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.