Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Empresas familiares na hotelaria portuguesa: como motivar os colaboradores que não pertencem à família
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Este livro resulta de uma tese de doutoramento cujo tema é «Empresas Familiares: Motivação de Colaboradores Não Pertencentes à Família na Hotelaria Portuguesa». Embora se trate de uma reedição de uma tese de 2015, o conteúdo mantém-se muito atual, oferecendo ao leitor uma perspetiva teórica e prática. A autora começa com revisão aprofundada da literatura, da qual resultam dez proposições, e expõe dez casos práticos, com entrevistas a colaboradores de várias unidades hoteleiras em Portugal. As empresas familiares podem apresentar atrativos para os colaboradores não familiares: menor burocracia e maior possibilidade de concretizar visões individuais, o facto de os gestores familiares terem caráter e serem merecedores de confiança; e se em alguns casos se pode verificar nepotismo, noutros há o altruísmo de familiares que se sacrificaram e prescindiram de salários em prol da empresa. É importante perceber como se processa a motivação contrariando a concentração de estudos existentes sobre a monitorização dos colaboradores não familiares. Estas são algumas das conclusões apresentadas pela autora, após fazer uma análise caso a caso e uma análise entre os casos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classificação Fields of Science and Technology
- Economia e Gestão - Ciências Sociais