Book author
Empresas familiares na hotelaria portuguesa: como motivar os colaboradores que não pertencem à família
Zahra Assaraf Ali (Ali, A. A.); Nelson António (António, N.);
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Este livro resulta de uma tese de doutoramento cujo tema é «Empresas Familiares: Motivação de Colaboradores Não Pertencentes à Família na Hotelaria Portuguesa». Embora se trate de uma reedição de uma tese de 2015, o conteúdo mantém-se muito atual, oferecendo ao leitor uma perspetiva teórica e prática. A autora começa com revisão aprofundada da literatura, da qual resultam dez proposições, e expõe dez casos práticos, com entrevistas a colaboradores de várias unidades hoteleiras em Portugal. As empresas familiares podem apresentar atrativos para os colaboradores não familiares: menor burocracia e maior possibilidade de concretizar visões individuais, o facto de os gestores familiares terem caráter e serem merecedores de confiança; e se em alguns casos se pode verificar nepotismo, noutros há o altruísmo de familiares que se sacrificaram e prescindiram de salários em prol da empresa. É importante perceber como se processa a motivação contrariando a concentração de estudos existentes sobre a monitorização dos colaboradores não familiares. Estas são algumas das conclusões apresentadas pela autora, após fazer uma análise caso a caso e uma análise entre os casos.
Acknowledgements
--
Keywords
  • Economics and Business - Social Sciences