Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Ensinar Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: prática e reflexão
Book Title
Novos Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Este capítulo centra‑se na experiência de reestruturação da unidade curricular Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais (MPCS), lecionada no primeiro semestre dos cursos de mestrado da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Partindo do diagnóstico de que muitos/as estudantes iniciam os estudos no 2.º Ciclo do ensino superior com formação metodológica reduzida ou inexistente, o capítulo problematiza as limitações dos modelos tradicionais de ensino, que priorizam a elaboração precoce de projetos de investigação. Como alternativa, propõe uma abordagem pedagógica mais alinhada ao perfil dos estudantes de mestrado. A reflexão baseia‑se na experiência letiva dos autores/as no ano académico de 2024‑2025, período em que foram reformulados os objetivos, o programa e o modelo de avaliação da UC, em consonância com as novas orientações pedagógicas do Iscte. A avaliação ao longo do semestre proposta no modelo atual da UC recebe especial atenção, considerando suas duas componentes: o Percurso de Aplicações Metodológicas (PAM), que consiste em um conjunto de exercícios práticos de experimentação de métodos e técnicas, e o Trabalho de Grupo, centrado na análise crítica de dissertações de mestrado. Ambas as componentes visam promover a aprendizagem ativa, a aplicação de conhecimentos teóricos em contextos práticos e o desenvolvimento de uma literacia metodológica crítica e
situada. O capítulo conclui com uma reflexão sobre os impactos da reorganização pedagógica e destaca a importância da avaliação ao longo do semestre no ensino de métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais.
Acknowledgements
--
Keywords
Inovação pedagógica,Ensino de métodos,Aplicações metodológicas,Competências teórico-práticas,Estudantes de mestrado
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.
Português