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Entre a Resistência e a Transformação (digital) na Educação e Formação de Adultos: a visão de atores estratégicos no concelho de Cascais
Vanessa Silva (Carvalho da Silva, V.); Patrícia Ávila (Ávila, P.); Joana Duarte Correia (Correia, J. D.); Luísa Delgado (undefined);
Event Title
First International Conference on Education and Training. Thinking Education in Transition Times
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Apesar de não ser recente a discussão sobre o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem, a pandemia decorrente do novo SARS-CoV-2 confrontou-nos com a obrigatoriedade de se adotar um ensino remoto emergencial, tornando mais evidentes as fragilidades de um país que apresenta diversos estádios de desenvolvimento e em que se percebeu que a educação potenciada pelo digital é ainda uma experiência que apresenta pouca robustez e com obstáculos vários a ultrapassar. Enquanto alguns acreditam que as mudanças rápidas e pouco sustentadas resultarão numa experiência isolada e não conducente a inovação e desenvolvimento (Crato,2020), outros consideram que um novo modelo híbrido de educação surgirá com o desaparecimento da escola presencial pura (Figueiredo,2021), trazendo benefícios significativos para a educação e aprendizagem (Bates,2015), e outros ainda defendem uma reflexão sustentada sobre a utilização e os impactos das tecnologias digitais na educação e na aprendizagem (OECD,2021;Neil Selwyn,2012). Esta comunicação surge norteada por um projeto de investigação-ação em curso (“Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida no Concelho de Cascais” (2020/2021)) e pretende contribuir para o conhecimento desta transição digital a partir da perceção de atores estratégicos a operar no campo da educação e formação de adultos naquele concelho. Numa primeira fase, através de uma análise documental, procedeu-se à identificação dos atores e das diferentes ofertas de educação e formação dirigidas a adultos do concelho, visando o mapeamento da educação formal, não formal e de outras modalidades de aprendizagem ao longo da vida (ALV) destinadas a adultos em Cascais. Posteriormente, já durante a fase pandémica, foram realizadas 14 entrevistas semidirectivas (online) a 23 dos principais promotores de ALV, com o objetivo de apreender a sua perceção relativamente ao impacto da pandemia nos diferentes contextos educativos. Os resultados permitiram distinguir diferentes opiniões em torno dos regimes e-learning ou b-learning apesar de estes terem sido adotados por todos os atores de ALV entrevistados (atendendo às limitações impostas pela pandemia). Para os mais próximos da Escola, o regime online foi sentido como uma necessidade circunscrita ao contexto pandémico e aos desafios a ele inerentes, mas excluiu e empobreceu a aprendizagem, deixando de fora os menos escolarizados, os estrangeiros e os infoexcluídos. Todavia, para outros atores, a imposição do regime online foi sentida como uma oportunidade de adaptação ao contexto, de diversificação e expansão a outros públicos, e de reinvenção pedagógica relativamente à sua forma ‘tradicional’ de trabalhar, funcionando como um catalisador para a transformação digital. Evidenciaram-se, assim, conceções divergentes entre os diferentes atores, o que parece deixar sem resposta a viabilidade de uma transformação digital alargada e consistente. A amplitude do campo, as suas interseções múltiplas com outras áreas, a diversidade de modalidades [formais/não formais/outras], a variedade de perfis dos destinatários, a multiplicidade de instituições que nele atuam, colocam desafios evidentes quando se pretende refletir sobre o que existe, em que regime funciona e sobre o que pode ser melhorado na educação e na aprendizagem de adultos. Pretende-se, com esta comunicação, contribuir para pensar a educação de adultos no âmbito da transição/transformação digital.
Acknowledgements
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Keywords
tecnologias digitais,educação e formação de adultos,aprendizagem ao longo da vida,ensino remoto emergencial
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.