Artigo em revista científica Q4
Escalas de medida da percepção da qualidade do ambiente hospitalar: um estudo em unidades de dor
Rita Morais (Morais, R.); Cláudia Andrade (Andrade, C. C.); Sónia F. Bernardes (Bernardes, S. F.); Cícero Pereira (Pereira, C. R.);
Título Revista
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Ano
2015
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2020-10-19 01:15)

Ver o registo na Scopus

Títulos Alternativos

(Inglês) Scales of perceived quality of hospital environment: a study in pain care units

Abstract/Resumo
Este estudo desenvolve e valida duas escalas de medida da percepção da qualidade do ambiente hospitalar: físico e sócio-funcional. Participaram 122 utilizadores de Unidades de Dor Portuguesas. Os resultados de Análises Fatoriais Confirmatórias atestam a validade fatorial da escala de percepção de qualidade do ambiente físico composta por cinco fatores: Conforto físico-espacial, Orientação, Tranquilidade, Vista e iluminação e Temperatura e qualidade do ar; e da escala de percepção de qualidade do ambiente sócio-funcional composta por dois fatores: Relações sociais e organizacionais e Privacidade. Sendo a qualidade do ambiente hospitalar um importante fator para o bem-estar, a demonstração da validade fatorial dessas escalas é útil para o estudo e promoção da qualidade de ambientes hospitalares saudáveis.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Escala,Hospital,Ambiente físico,Ambiente sócio-funcional
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.