Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Spain
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Neste artigo revisitamos as conclusões mais importantes de uma investigação conduzida por esta autora no âmbito do seu Mestrado, onde analisou os estereótipos de género nos livros premiados pela SPA / RTP na categoria "Melhor Livro Infantil e Juvenil" de 2010 a 2017 e indagou sobre a presença de questões de género nos critérios subjacentes à sua seleção. As conclusões desta investigação vão ao encontro das conclusões de vários outros estudos internacionais, nomeadamente a sub-representação feminina, evidente na sua total ausência como personagens centrais. Outras desigualdades de género foram também identificadas em categorias como: hobbies, tempo de lazer e tarefas domésticas / responsabilidades, onde os períodos de descanso e "não fazer nada" dos personagens masculinos contrastam com as tarefas de cozinhar e limpar atribuídas às personagens femininas. Uma conclusão surpreendente foi a não linearidade das mensagens de género, podendo o mesmo livro alternar entre mensagens estereotipadas e outras promotoras de igualdade.
Acknowledgements
--
Keywords
Literatura infantil portuguesa,Estereótipos de género,Livros infantis premiados,Prémio SPA/RTP
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.