Scientific journal paper
Estudo da auto-estima em crianças e adolescentes portugueses: impacto de factores sociais e pessoais
Tânia Gaspar (Gaspar, T.); José Pais Ribeiro (Ribeiro, J.); Margarida Gaspar de Matos (Matos, M. G.); Isabel Leal (Leal, I.); Aristides I. Ferreira (Ferreira, A.);
Journal Title
AMAzônica
Year (definitive publication)
2010
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 16

(Last checked: 2024-11-17 19:51)

View record in Google Scholar

Abstract
O objectivo do presente trabalho visa o estudo da Auto-Estima Crianças e Adolescentes Portugueses e factores pessoais e sociais associados, através da adaptação e validação da Escala de Auto-Estima de Susan Harter e sua relação com outros instrumentos de avaliação. Um total de 3195 crianças e adolescentes do 5º e 7º anos de escolaridade, amostra representativa das cinco regiões do país. O resultado da consistência interna (Alpha de Cronbach) da escala foi 0,80. A Auto-Estima foi analisada em função do género, idade, estatuto socio-económico, sucesso escolar e por região do país, com utilização de ANOVAs. Foi realizada uma validade concorrente com variáveis relacionadas, nomeadamente: optimismo, satisfação com o suporte social e percepção subjectiva de saúde (qualidade de vida relacionada com a saúde - QVRS). Os resultados revelam que rapazes, crianças, alunos que pertencem a um ESE médio/ alto, que não têm doença crónica e sem retenção escolar revelam índices superiores de Auto-Estima. Conclui-se que o instrumento é adequado na medição e no aumento da compreensão da Auto-Estima e bem-estar subjectivo.
Acknowledgements
--
Keywords
Auto-estima,Crianças,Adolescentes,Avaliação,Bem-estar