Publicação em atas de evento científico
Ethics 4.0: Ethical Dilemmas in Healthcare Mediated by Social Robots. [Online oral presentation]
Antonio Alvaro Soares (Soares, A.); Nuno Piçarra (Piçarra, N.); Raquel Oliveira (Oliveira, R.); Jean-Christophe Giger (Jean-Christophe Giger); Patrícia Arriaga (Arriaga, P.);
Book of Abstracts of the 10th International Conference on Initiation to Scientific Research in Psychology (J3ICP). [Congress].
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Este estudo examinou os juízos morais e a percepção dos atributos em relação à resposta de uma agente de saúde a uma paciente que se recusa a tomar medicamentos. Desenvolvemos oito cenários com um dilema ético e pedimos aos participantes (n=524) que avaliassem o tipo de agente (humana vs. robô), a argumentação de saúde (ganhos vs. perdas) e a decisão ética (respeitar a autonomia vs. priorizar a beneficência/não-maleficência). A aceitação moral da conduta da agente foi maior na condição do respeito à autonomia, sem diferenças quanto ao tipo da agente e à argumentação. A responsabilização moral e a amabilidade percepcionada foram maiores para a agente humana. As agentes, humana ou robô, que respeitaram a autonomia foram percebidas como mais amáveis, mas menos competentes e confiáveis do que as que decidiram pela beneficência/não maleficência. A priorização da beneficência/não maleficência em conjunto com o enquadramento nos ganhos em saúde levou à percepção das agentes como mais confiáveis do que nas restantes condições. Para resolver este dilema, a agente de saúde deveria acolher a paciente e compreender o que ela deseja comunicar com a sua recusa. Construir uma relação mútua é importante para favorecer a saúde dos pacientes numa perspectiva biopsicossocial.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.