Book author
Eu sei, mas não em português
Adriana Rosa (Rosa, A.);
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Este livro enquadra-se nos domínios das Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação e Linguagem, dá continuidade aos meus estudos das Ciências da Educação. Ao trabalhar no ensino de língua portuguesa em Timor-Leste e Angola, surgiu em mim a inquietação e a curiosidade a propósito dos fenómenos ocorridos quando os alunos se envolvem na atividade comunicacional, em ambientes afetgues (ficava curiosa com a complexidade do fenómeno observada nas falas das crianças, como por ex .: quando diziam “sei, mas não em português”). Ao ler as teses de doutorandos das Universidades Portuguesas sobre o ensino do Português Língua Não Materna percebi que estas abordavam as questões metodológicas do ensino com os professores, mas faltava o estudo daquilo que dizem os alunos, uma análise dos processos de interiorização do Português. No âmbito da Língua Portuguesa aos alunos do 1º Ciclo, são relevantes as características e as características dos alunos no contacto que têm ou tiveram com o português, “um desafio ao de ter em consideração todos os elementos e peculiaridades do aluno em causa” (Duarte 2010). Descobri em Garfinkell (1967) o meu percurso metodológico e assim nasceu esta obra.
Acknowledgements
Eu quero começar a agradecer ao Professor Doutor Adriano Duarte Rodrigues que com sua dedicação, incentivo, responsabilidade e muito aguçada visão científica esteve pronto a me atender para sanar as mais mínimas dúvidas em todas as fases deste livro.
Keywords
Comunicação,Criança,Escola,Português Língua Adicional (PLA).
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Media and Communications - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.