Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Eu sei, mas não em português
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Este livro enquadra-se nos domínios das Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação e Linguagem, dá continuidade aos meus estudos das Ciências da Educação. Ao trabalhar no ensino de língua portuguesa em Timor-Leste e Angola, surgiu em mim a inquietação e a curiosidade a propósito dos fenómenos ocorridos quando os alunos se envolvem na atividade comunicacional, em ambientes afetgues (ficava curiosa com a complexidade do fenómeno observada nas falas das crianças, como por ex .: quando diziam “sei, mas não em português”). Ao ler as teses de doutorandos das Universidades Portuguesas sobre o ensino do Português Língua Não Materna percebi que estas abordavam as questões metodológicas do ensino com os professores, mas faltava o estudo daquilo que dizem os alunos, uma análise dos processos de interiorização do Português. No âmbito da Língua Portuguesa aos alunos do 1º Ciclo, são relevantes as características e as características dos alunos no contacto que têm ou tiveram com o português, “um desafio ao de ter em consideração todos os elementos e peculiaridades do aluno em causa” (Duarte 2010). Descobri em Garfinkell (1967) o meu percurso metodológico e assim nasceu esta obra.
Agradecimentos/Acknowledgements
Eu quero começar a agradecer ao Professor Doutor Adriano Duarte Rodrigues que com
sua dedicação, incentivo, responsabilidade e muito aguçada visão científica esteve pronto a
me atender para sanar as mais mínimas dúvidas em todas as fases deste livro.
Palavras-chave
Comunicação,Criança,Escola,Português Língua Adicional (PLA).
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.