Artigo em revista científica
Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Título Revista
Linhas Críticas
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-11-20 14:29)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Formación continua de profesores en tiempos pandémicos: el caso del Proyeto MAIA

(Inglês) Inservice teacher education in pandemic times: the case of the MAIA Project

Abstract/Resumo
O Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA) é um projeto de formação contínua de professores que se iniciou em setembro de 2019, para melhorar práticas de avaliação e ensino e as aprendizagens dos alunos. Após cerca de cinco meses, em plena pandemia, foi possível dar continuidade ao projeto. Apesar da pandemia e das dificuldades que criou, os resultados evidenciaram que as dimensões do projeto, o enquadramento teórico e conceitual e os processos e dinâmicas de formação utilizados parecem ter sido determinantes para alcançar os seus propósitos e o seu reconhecido e comprovado sucesso. The Monitoring, Following-up, and Research in Pedagogical Assessment Project (MAIA Project) is an inservice teacher education project that began in September 2019, aiming at improving assessment and teaching practices as well as student learning. After about five months, in the middle of the pandemic, it was possible to continue the project. Despite the pandemic and the difficulties it created, results have shown that the project dimensions, the theoretical and conceptual framework and the training processes and dynamics used seem to have been decisive to achieve its purposes and its recognized and proven success.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação,Formação contínua de professores,Práticas de avaliação,Inovação educacional,Covid-19
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.