Comunicação em evento científico
Identidade e Memória na Comunidade Israelita de Lisboa (CIL)
Xénia de Carvalho (Carvalho, X.);
Título Evento
VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Ano (publicação definitiva)
2004
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta investigação é um estudo no âmbito das ciências sociais, com particular incidência na Antropologia complementada com elementos oriundos da História. Ela incide nos mecanismos da construção identitária, no papel da memória e nas representações dessa mesma identidade, no domínio de uma comunidade étnica - a Comunidade Israelita de Lisboa ou CIL -, inserida na sociedade portuguesa contemporânea enquanto minoria étnica. É um estudo que se desdobra ao longo de três gerações de judeus portugueses. O que é ser-se judeu em Portugal? – esta é a questão de partida para o entendimento de uma identidade pluridimensional, que passa pela reconstrução das histórias de vida e de família.
Agradecimentos/Acknowledgements
VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, CES, Coimbra, 16 a 18 Set 2004, inserida no painel 43 “Construções de identidade em contextos regionais, étnicos, nacionais e transnacionais no espaço lusófono” (org J.M. Sobral e D. Melo, IC, UL)
Palavras-chave
Identidade,memória,Judeus,Portugal,etnografia
  • Antropologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.