Capítulo de livro
(in press) O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos
Ana Beatriz Reigada Silvério (Silvério, A. ); Ricardo Borges Rodrigues (Rodrigues, R. B.);
Título Livro
O S e O da Psicologia Social e das Organizações
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
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Abstract/Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar, em crianças pais e professores, a relação entre o estatuto socioeconómico e os indicadores de inclusão escolar (resultados académicos, bem-estar e comportamentos na escola), e o papel mediador da perceção de envolvimento parental dos pais. Ainda, pretende-se analisar se a perceção dos professores e das crianças relativamente ao envolvimento parental modera a relação entre o envolvimento parental percebido dos pais e os indicadores de inclusão. O estudo foi realizado com 105 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, 105 encarregados de educação e 12 professores. O envolvimento parental foi conceptualizado de acordo com a tipologia de Epstein (1987) e foram consideradas as dimensões (i) envolvimento em atividades na escola, (ii) envolvimento em atividades de aprendizagem em casa e (iii) comunicação. Em linha com as hipóteses, verificou-se que o estatuto socioeconómico, o envolvimento parental percecionado pelos professores e o envolvimento parental percecionado pelos pais estão positivamente associados aos resultados escolares, ao bem-estar e ao comportamento das crianças na escola. Verificou-se, ainda, que a associação positiva entre o envolvimento parental percebido pelos pais e os resultados escolares é moderada pela perceção de envolvimento parental dos professores, sendo mais forte quando os professores percecionam níveis superiores de envolvimento parental. Os resultados são discutidos no quadro da literatura sobre o papel do envolvimento parental na inclusão escolar das crianças.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
estatuto socioeconómico,envolvimento parental,inclusão escolar,crianças,pais,professores
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.