Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
(in press) O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos
Título Livro
O S e O da Psicologia Social e das Organizações
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar, em crianças pais e
professores, a relação entre o estatuto socioeconómico e os indicadores
de inclusão escolar (resultados académicos, bem-estar e comportamentos
na escola), e o papel mediador da perceção de envolvimento
parental dos pais. Ainda, pretende-se analisar se a perceção dos professores
e das crianças relativamente ao envolvimento parental modera a
relação entre o envolvimento parental percebido dos pais e os indicadores
de inclusão. O estudo foi realizado com 105 crianças com idades
compreendidas entre os 6 e os 12 anos, 105 encarregados de educação
e 12 professores. O envolvimento parental foi conceptualizado de
acordo com a tipologia de Epstein (1987) e foram consideradas as
dimensões (i) envolvimento em atividades na escola, (ii) envolvimento
em atividades de aprendizagem em casa e (iii) comunicação. Em linha
com as hipóteses, verificou-se que o estatuto socioeconómico, o
envolvimento parental percecionado pelos professores e o envolvimento
parental percecionado pelos pais estão positivamente associados
aos resultados escolares, ao bem-estar e ao comportamento das
crianças na escola. Verificou-se, ainda, que a associação positiva entre o
envolvimento parental percebido pelos pais e os resultados escolares é
moderada pela perceção de envolvimento parental dos professores,
sendo mais forte quando os professores percecionam níveis superiores
de envolvimento parental. Os resultados são discutidos no quadro da
literatura sobre o papel do envolvimento parental na inclusão escolar
das crianças.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
estatuto socioeconómico,envolvimento parental,inclusão escolar,crianças,pais,professores
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.