Book chapter
(in press) O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos
Ana Beatriz Reigada Silvério (Silvério, A. ); Ricardo Borges Rodrigues (Rodrigues, R. B.);
Book Title
O S e O da Psicologia Social e das Organizações
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-08-23 18:20)

View record in Google Scholar

Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar, em crianças pais e professores, a relação entre o estatuto socioeconómico e os indicadores de inclusão escolar (resultados académicos, bem-estar e comportamentos na escola), e o papel mediador da perceção de envolvimento parental dos pais. Ainda, pretende-se analisar se a perceção dos professores e das crianças relativamente ao envolvimento parental modera a relação entre o envolvimento parental percebido dos pais e os indicadores de inclusão. O estudo foi realizado com 105 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, 105 encarregados de educação e 12 professores. O envolvimento parental foi conceptualizado de acordo com a tipologia de Epstein (1987) e foram consideradas as dimensões (i) envolvimento em atividades na escola, (ii) envolvimento em atividades de aprendizagem em casa e (iii) comunicação. Em linha com as hipóteses, verificou-se que o estatuto socioeconómico, o envolvimento parental percecionado pelos professores e o envolvimento parental percecionado pelos pais estão positivamente associados aos resultados escolares, ao bem-estar e ao comportamento das crianças na escola. Verificou-se, ainda, que a associação positiva entre o envolvimento parental percebido pelos pais e os resultados escolares é moderada pela perceção de envolvimento parental dos professores, sendo mais forte quando os professores percecionam níveis superiores de envolvimento parental. Os resultados são discutidos no quadro da literatura sobre o papel do envolvimento parental na inclusão escolar das crianças.
Acknowledgements
--
Keywords
estatuto socioeconómico,envolvimento parental,inclusão escolar,crianças,pais,professores
  • Psychology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.