Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
(in press) O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos
Book Title
O S e O da Psicologia Social e das Organizações
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar, em crianças pais e
professores, a relação entre o estatuto socioeconómico e os indicadores
de inclusão escolar (resultados académicos, bem-estar e comportamentos
na escola), e o papel mediador da perceção de envolvimento
parental dos pais. Ainda, pretende-se analisar se a perceção dos professores
e das crianças relativamente ao envolvimento parental modera a
relação entre o envolvimento parental percebido dos pais e os indicadores
de inclusão. O estudo foi realizado com 105 crianças com idades
compreendidas entre os 6 e os 12 anos, 105 encarregados de educação
e 12 professores. O envolvimento parental foi conceptualizado de
acordo com a tipologia de Epstein (1987) e foram consideradas as
dimensões (i) envolvimento em atividades na escola, (ii) envolvimento
em atividades de aprendizagem em casa e (iii) comunicação. Em linha
com as hipóteses, verificou-se que o estatuto socioeconómico, o
envolvimento parental percecionado pelos professores e o envolvimento
parental percecionado pelos pais estão positivamente associados
aos resultados escolares, ao bem-estar e ao comportamento das
crianças na escola. Verificou-se, ainda, que a associação positiva entre o
envolvimento parental percebido pelos pais e os resultados escolares é
moderada pela perceção de envolvimento parental dos professores,
sendo mais forte quando os professores percecionam níveis superiores
de envolvimento parental. Os resultados são discutidos no quadro da
literatura sobre o papel do envolvimento parental na inclusão escolar
das crianças.
Acknowledgements
--
Keywords
estatuto socioeconómico,envolvimento parental,inclusão escolar,crianças,pais,professores
Fields of Science and Technology Classification
- Psychology - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.