Abstract/Resumo
A investigação analisa as rádios que veiculam conteúdo jornalísticos em Portugal cruzando os estudos de mapeamento midiático e os de plataformização de notícias, com o objetivo de compreender como estes media se posicionam no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e a utilização das tecnologias web (newsletter, aplicativos, notificação de browser e podcast/Videocast). Parte-se da caracterização e codificação das rádios portuguesas, para em seguida realizar agrupamentos das variáveis e classificação dos grupos com a combinação da Análise de Correspondências Múltiplas e das Análises de Clusters Hierárquica (Método Ward) e não-hierárquica (Método K-Médias). Ao final, realiza-se a interpretação das relações existentes entre os grupos. Conclui-se que a plataformização é um fenômeno crescente em Portugal, mas que reflete e a distribuição desigual dos media no país, e que o grupo de maior integração das rádios também é o que melhor se adapta às mudanças no acesso e consumo de notícias.
____
the research analyzes the radios that broadcast journalistic content in Portugal intersecting
the studies of media mapping and the studies of news platformization, aiming to understand
how these media position themselves on Facebook, Instagram, Twitter and Youtube and
the use of web technologies (newsletter, apps, browser notification and podcast/Videocast).
It leaves from the characterization and coding of the Portuguese radios, to then perform
groupings of the variables and classification of the groups with the combination of Multiple
Correspondence Analysis and Hierarchical Cluster Analysis (Ward Method) and non-hierarchical (K-Medias Method). Then, the interpretation of the existing relationships among the
clusters is performed. The conclusion is that the platformization is a growing phenomenon
in Portugal, but that it reflects and unequal distribution of media in the country, and that the
group of higher integration of radios is also the one that best adapts to the changes in the
access and consumption of news.