Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Intervenção comunitária com crianças e jovens em risco
Título Livro
A Prática Profissional da Psicologia da Justiça
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
A intervenção comunitária com crianças e jovens em risco reveste-se de particular importância para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, comportamental e socio-emocional. O seu objetivo central é a promoção de fatores de proteção e um melhor ajustamento psicossocial. Intervir com crianças e jovens implica necessariamente intervir com e nos seus contextos de vida, numa abordagem multissistémica, e deve ser olhada de um ponto de vista desenvolvimentista, tendo em conta que os potenciais riscos com os quais estes se deparam são diferentes em função da etapa do desenvolvimento na qual se encontram. A evidência científica demonstra que, por exemplo, a intervenção em problemas de comportamento na infância permite reduzir comportamentos disruptivos não apenas nas crianças sinalizadas, mas também no seu contexto escolar, o que se reflete na qualidade das relações com professores e pares, bem como numa probabilidade mais reduzida de referenciação pelos sistemas de proteção ou de envolvimento em outro tipo de riscos no futuro (e.g., consumos, delinquência juvenil). Mas como se deve pensar a intervenção? Que princípios gerais podem orientar este trabalho? Neste capítulo defendemos que a intervenção deve ser pensada com base em evidência, sustentada por modelos que ajudem a escolher os fatores que devem ser trabalhados, socorrendo-se de ferramentas que ajudem a tornar a intervenção sequencial, focada e explícita – a teoria da mudança e os modelos lógicos são alguns exemplos – com recurso a metodologias ativas e participativas. No final do capítulo refletimos sobre o papel da intervenção em resposta aos desafios societais do século XXI.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Intervenção,Crianças e jovens,Risco
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.