Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Livro
Lideranças e inovação em contextos educativos
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Tendo como objetivo estudar a liderança digital e a aprendizagem baseada em processos de informação e comunicação na perspetiva dos alunos, apresentamos os resultados de um estudo realizado na aula de língua estrangeira, inglês, no ensino secundário. O quadro teórico remete para modelos organizacionais de escola, os modelos de liderança, os quatro pilares de educação, as sete competências para o séc. XXI, os papéis do
professor e dos alunos em contexto de sala de aula, a aprendizagem e o sucesso. Todos estes aspetos são problematizados em cenários de aprendizagens digitais, no contexto da sociedade em rede. O design metodológico combinou técnicas quantitativas e qualitativas, procurando aprofundar a informação recolhida junto dos alunos e da professora de inglês das turmas em análise. Em síntese, os resultados alcançados revelaram que a ação com alunos envolvidos em atividades criativas, no saber fazer e saber estar conduziu à discussão sobre os sentidos da aprendizagem, a pertinência do conhecimento e a assunção de que a diferença não se evidencia, mas contribui para a diversidade no progresso do constructo social. Revelaram, ainda, que a liderança do professor é fundamental para engajar a liderança do aluno não só nos processos de aprendizagem como nas relações que se estabelecem nas atuais sociedades em rede.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Competências,Lideranças digitais,Modelos organizacionais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.