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MediaLit: pesquisa-ação para verificação e desenvolvimento da literacia mediática e digital de professores da educação básica no Brasil
Patricia Bandeira de Melo (Melo, P. B.); Viviane Toraci (Toraci, V.); Rodrigo Vieira de Assis (Assis, R. V.);
Event Title
XII Congresso Português de Sociologia
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Entre as várias competências-chave necessárias para a participação cidadã na Sociedade do Conhecimento, este trabalho aborda o desenvolvimento da literacia mediática e digital. A reconfiguração do conceito de literacia mediática para o contexto das redes sociais e dos novos media mostrou-se fundamental, considerando os efeitos da velocidade da circulação da informação sobre o potencial de mensagens falsas de interferir na forma de pensar e agir dos indivíduos. Assim, a proposição de formas de capacitar os indivíduos para que possam compreender e decifrar as informações mediáticas torna-se premente, assim como saber produzir e circular mensagens nas redes digitais. O protótipo MediaLit integra o projeto de pesquisa “Humanidades no Ensino Médio: currículos, recursos didáticos e práticas pedagógicas”, desenvolvido na Fundação Joaquim Nabuco (Ministério da Educação do Brasil), tendo como foco investigar metodologias pedagógicas participativas para o desenvolvimento da literacia mediática e digital de professores da educação básica brasileira. Uma das atividades da investigação foi a oferta da unidade curricular Letramento para as mídias digitais e ensino de Sociologia na escola em formato remoto no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio). Os resultados ainda estão sendo aferidos, a partir da aplicação de dois questionários online - um anterior às aulas, aplicado na rede nacional do mestrado (que contou com 200 mestrandos em 2022, dos quais 60 responderam) e outro posterior ao seu término, restrito aos mestrandos que cumpriram a UC, contendo exatamente as mesmas questões do primeiro, com o intuito de captar em que medida ela promoveu mudanças nos níveis de literacia mediática e digital. O questionário coletou informações referentes às condições sócio-demográficas, o nível de escolaridade do respondente e de seus pais, condições de acesso e uso dos media (suportes e conexão com a internet), hábitos de leitura, práticas cotidianas de consumo e produção de conteúdo com uso dos media digitais, práticas de cidadania digital, hábitos de checagem de informações, análise de conteúdos em textos e imagens. A UC foi ofertada de agosto a novembro de 2022, com um total de 45 horas/aula, e contando com 6 cursistas oriundos de várias cidades do país. O plano de ensino se baseou em metodologias participativas de fundamento freiriano (Freire, 2005, 2021). Face ao universo reduzido de matriculados, os resultados não permitem produzir generalizações, mas ajudam a perceber como estes professores de educação básica adentraram na unidade curricular e como eles saíram, i.e., permitem verificar se iniciativas curriculares como esta são capazes de promover a elevação das competências em literacia para os media. É a análise preliminar do estudo que traremos para discussão neste trabalho-
Acknowledgements
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Keywords
Educação mediática,Literacia mediática e digital,Pedagogia participativa,Tecnologias digitais

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.