Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
“Não podemos deixar alunos de fora, temos de nos adaptar”. Escolas cosmopolitas e políticas públicas
Journal Title
Revista ELO do Centro Formação Francisco de Holanda
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Neste artigo (i) contextualizamos as caraterísticas sociodemográficas dos estudantes imigrantes em Portugal e o respetivo desempenho escolar e (ii) selecionamos algumas práticas e políticas públicas desenvolvidas com alunos imigrantes, que refletem o princípio do cosmopolitismo, para reforço da coesão social. O nosso principal contributo é o de refletir como a integração de estudantes imigrantes e o seu sucesso escolar nas escolas cosmopolitas são o resultado de práticas e políticas públicas que envolvem a interação de alunos com pessoal docente, não docente e toda a comunidade escolar, que inclui pais, autarquias, entre outros.
Acknowledgements
Alejandra Ortiz, adjunta do Gabinete da Secretária de Estado para a Integração e Migrações.
Keywords
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
- Anthropology - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.