Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Neste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono
escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com
diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As
entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa
qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso
escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto
europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de
jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios
europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um
conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram
quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também
esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar.
Acknowledgements
--
Keywords
Educação,Abandono precoce,Insucesso escolar,Desigualdades
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Sociology - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.