Capítulo de livro
O benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: o papel da autoeficácia percebida num estudo diário
Leonor Vilhena (Vilhena, L.); Susana M. Tavares (Tavares, S. M.);
Título Livro
O S e O da Psicologia Social e das Organizações
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente estudo pretendeu analisar de que forma o enriquecimento trabalho-família afectaria a saúde dos professores numa base diária. Baseando-nos na teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) hipotetizámos que o nível diário de enriquecimento trabalho-família sentido aumentaria os recursos do indivíduo, nomeadamente a sua autoeficácia percebida, o que, por sua vez, afetaria positivamente a sua saúde. Os 66 professores que participaram no estudo preencheram questionários diários durante 8 dias de trabalho consecutivos, resultando num total de 528 observações, tendo as variáveis em análise sido medidas com escalas previamente validadas na literatura. Os resultados evidenciaram que nos dias em que os professores consideram que o seu trabalho enriquece o papel que desempenham na sua família, eles reportam um menor número de sintomas psicossomáticos. Para além disso, os resultados mostraram que o efeito do enriquecimento trabalho-família na saúde é parcialmente explicado pelo aumento da perceção de autoeficácia do indivíduo. As limitações do estudo, bem como as implicações teóricas e práticas dos resultados encontrados e as sugestões para pesquisas futuras, são discutidas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
enriquecimento trabalho-família,sintomas psicossomáticos,perceção de autoeficácia,estudo diário
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.