Scientific journal paper Q4
O benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: O papel da autoeficácia percebida num estudo diário
Leonor Vilhena (Vilhena, L.); Susana M. Tavares (Tavares, S.);
Journal Title
Psicologia
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-11-17 11:08)

View record in Scopus


: 0.6
Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Alternative Titles

(English) The benefit of work-family enrichment for teachers' health: The role of perceived self-efficacy in a daily study

Abstract
O presente estudo pretendeu analisar de que forma o enriquecimento trabalho-família afecta a saúde dos professores numa base diária. Baseando-nos na teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) hipotetizámos que o nível diário de enriquecimento trabalho-família (ETF) sentido aumentaria os recursos do indivíduo, nomeadamente a perceção que este tem da sua autoeficácia, o que, por sua vez, afetaria positivamente a sua saúde. Os 66 professores que participaram no estudo preencheram questionários durante 8 dias de trabalho consecutivos, resultando num total de 528 observações. Os resultados evidenciaram que nos dias em que os professores consideram que o seu trabalho enriquece o papel que desempenham na sua família, reportam um menor número de sintomas somáticos. Os resultados mostraram ainda que o efeito do ETF na saúde é parcialmente explicado pelo aumento da perceção de autoeficácia do indivíduo. As limitações do estudo, sugestões para pesquisas futuras, e implicações dos resultados são discutidas.
Acknowledgements
Este trabalho foi parcialmente apoiado no âmbito do projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT:UID/GES/00135/2013).
Keywords
Enriquecimento trabalho-família,Sintomas somáticos,Perceção de autoeficácia,Estudo diário
  • Psychology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/GES/00135/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.